Pensar em um museu que constitua a história de um povo, por sua língua soa como algo ousado e pretensioso. A língua é senão a primeira, uma das unidades de identidade da prova da existência de uma civilização, assim como a arquitetura e arte que juntas contam a história e feitos da trajetória Humana.
A Língua portuguesa é representativamente a quinta língua mais falada do mundo, feito dos Portugueses, que na época das navegações popularizou a língua como uma incrível a prova dos seus tempos de glória.
Quando esta veio ao Brasil para seu misturar aos demais dialetos falados pelas tribos indígenas e, mais tarde, com a imigração dos italianos, árabes, holandeses e demais povos do mundo, a língua mostrou que se reformulara com um entusiasmo e força de expressões, gírias e normas incríveis, tornando-se assim a língua brasileira de todos.
O Brasil atualmente é a maior nação falante de língua portuguesa em todo o mundo, embora ela seja falada em todos os continentes do planeta. Ultrapassamos nossos descobridores portugueses na comunicação da língua de Camões, Fernando Pessoa e Machado de Assis.
O ultimo considerado o maior escritor da Língua brasileira. Cabendo também o titulo de gênio da escrita. Que no centenário de sua morte é tema de uma exposição no Museu da Língua Portuguesa intitulado “Mas este capítulo não é serio”.
O espaço foi concebido para honrar as glorias de nossa escrita. Onde vale a pena conferir como e por que um filho de pintor de paredes descendente de escravos e uma lavadeira portuguesa conseguiu vencer todas as barreiras do impedimento possível e se tornar um dos maiores escritores do mundo. Além de conferir a origem da língua numa árvore genealógica da existência e diversificação das várias línguas mundiais chegando ao nosso Português atual narradas com textos, vídeos e áudios com poesias desde Manuel Bandeira à Rappin Hood e musicas de Lamartine Babo à Chico Buarque.
***Museu da Língua Portuguesa – estação da Luz. De terça a domingo das 10:00 às 18:00 hs; Entrada R$ 4,00 meias R$ 2,00.
Neto Lima
imeiodoneto@yahoo.com.br
27 de out. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário