27 de out. de 2008

Falar é preciso !

Pensar em um museu que constitua a história de um povo, por sua língua soa como algo ousado e pretensioso. A língua é senão a primeira, uma das unidades de identidade da prova da existência de uma civilização, assim como a arquitetura e arte que juntas contam a história e feitos da trajetória Humana.

A Língua portuguesa é representativamente a quinta língua mais falada do mundo, feito dos Portugueses, que na época das navegações popularizou a língua como uma incrível a prova dos seus tempos de glória.

Quando esta veio ao Brasil para seu misturar aos demais dialetos falados pelas tribos indígenas e, mais tarde, com a imigração dos italianos, árabes, holandeses e demais povos do mundo, a língua mostrou que se reformulara com um entusiasmo e força de expressões, gírias e normas incríveis, tornando-se assim a língua brasileira de todos.

O Brasil atualmente é a maior nação falante de língua portuguesa em todo o mundo, embora ela seja falada em todos os continentes do planeta. Ultrapassamos nossos descobridores portugueses na comunicação da língua de Camões, Fernando Pessoa e Machado de Assis.

O ultimo considerado o maior escritor da Língua brasileira. Cabendo também o titulo de gênio da escrita. Que no centenário de sua morte é tema de uma exposição no Museu da Língua Portuguesa intitulado “Mas este capítulo não é serio”.

O espaço foi concebido para honrar as glorias de nossa escrita. Onde vale a pena conferir como e por que um filho de pintor de paredes descendente de escravos e uma lavadeira portuguesa conseguiu vencer todas as barreiras do impedimento possível e se tornar um dos maiores escritores do mundo. Além de conferir a origem da língua numa árvore genealógica da existência e diversificação das várias línguas mundiais chegando ao nosso Português atual narradas com textos, vídeos e áudios com poesias desde Manuel Bandeira à Rappin Hood e musicas de Lamartine Babo à Chico Buarque.

***Museu da Língua Portuguesa – estação da Luz. De terça a domingo das 10:00 às 18:00 hs; Entrada R$ 4,00 meias R$ 2,00.

Neto Lima
imeiodoneto@yahoo.com.br

20 de out. de 2008

O Julgo

"Destas chagas abertas em meu peito,
Uma vez, a rosa, um compasso perfeito!
Nem sei se ao menos tenho esse direito,
A lágrimas em sangue, onde tudo é feito!
.
Razão retalhada em confraria!
Volúpia no tapiz campanário!
Um amor, que nunca mentiria!
A morte, no ficar estacionário!
.
Julgamento posto em fogo!
Penitência, assim te rogo!
Ah, absorvição mentirosa!
Resentir, oh mente raivosa!
.
E do fogo tirânico eu temi!
Do Véu, a redenção eu resisti!
Mas a dor aqui é mais forte!
Há de deitar-se, rosa da morte!"
.
By Marco Antonio 20/10/08
macbastian@gmail.com

Julgo Final

O puro brilho do teu olhar voraz, selvagem!
Forma nua, em meus sonhos a tua imagem!
Redobra forças nestes escudos, tal coragem!
Caminhemos aos misterios da fatal viajem!
.
Aquela rosa de outra hora negra e mortal!
Agora deita defronte ao dourado punhal!
A seiva escorrendo como sangue pelo chão,
Inundando o solo, incrível é a vermelhidão!
.
E ao longe a avistei , com seu sorriso folgoso,
Flutuava ao ventos, teus cabelos ondulando!
Tua sombra onde tocava, neste solo rochoso,
Junto como tal, a seiva, vidas tranformando!
.
Justo é o sonho, deste não quero despertar!
A rosa a gora é um imenso vermelho mar!
Puro e belo , da mortalha , tornou-se vida,
Doce é teu beijo , arrebatou minha ferida!
.
E assim, desse julgo ao qual sempre vivia,
Do Fogo temente, e ao véu que resistia!
Agora , acabou-se a dor , foi-se em prosa!
Que deixou por ficar , a mais eterna rosa!
.
By Marco Antonio 20/10/08
macbastian@gmail.com

16 de out. de 2008

Catraca Livre – passagem aberta ao conhecimento.

Gilberto Dimenstein é um Jornalista sério. E, acima de tudo, um ator social de extrema importância na área da Educação para cidade de São Paulo. Sendo colunista em várias empresas de comunicação representativas, onde informa sobre as propostas de melhorias e que caminho buscar para uma melhor qualidade na formação do cidadão. Fundador do projeto Escola Aprendiz, situado na região da vila Madalena, ministra oficinas e cursos experimentais para crianças, jovens e adultos. Além de parceiras em projetos voltados para tríade cultura-educação-sociedade, como a com o Raper e apresentador de TV Rappin Hood, que divulga os eventos e diversidades culturais das periferias de São Paulo.
Recentemente lançou um portal sobre o que acontece na vida cultural da cidade, que seja gratuito ou tenha preços populares. Visando assim, inserir pelo conhecimento, a população menos abastada da sociedade. Principalmente mostrando que cultura e educação andam juntas na formação de uma sociedade melhor para todos.

Acesse : www.catracalivre.com.br

Neto Lima 16.10.08
imeiodoneto@yahoo.com.br

13 de out. de 2008

65 anos de Filmes com detalhes e trama !

Uma dica para nossos colaboradores do Ecos evolutivos !!!

Sabe aquele filme de que você gostou muito, mas cujo título você não lembra, nem dos nomes dos atores e atrizes. Fica parecendo um velho gagá perante os mais jovens? Tudo o que você quiser saber (ou lembrar) sobre filmes em 65 anos está catalogado e ao seu alcance.

Ficha completa de filmes.Antes de pegar filmes na locadora, consulte este site feito por uma pessoa detalhista, um cinéfilo há 65 anos. Um trabalho de alta qualidade!
Clique no endereço do link nós indicamos e confira:

http://www.65anosdecinema.pro.br/index.htm