12 de jun. de 2009

Notícias do Peru - Conflito entre Indigenas e governo !

12 de junho de 2009 - Cusco - Perú

Meus Queridos,
sao 4h da manha em horario local. o teclado esta em espanhol e eu meio morta de tudo hehehe perdoe os possiveis futuros erros gramaticaise a falta de acentos. Estamos no saguao do hostel esperando una habitacion hehhehehe que só deve desocupar umas 8h da manha (horario local)

Bom, nao sei se todos acompanham o que esta acontecendo aqui no peru. é uma especie de manifestacoes generalizadas. Lica e eu ja tinhamos visto coisas parecida em Arequipa, a segunda cidade mais importante politicamente falando. Conto a voces que existe uma parte de selva aqui no peru que é bem grande e habitada por nattivos indigenas. o governo pretende vender essas terras a empresas petrolheiras (alguem por favor me confirme que a petros nao esta nesta lista!!!!!). querer tirar a terra de um indigena é igual a tirar-lhes tudo, e assim se dao os conflitos, flechas de um lado e balas de outro. contam 29 policias mortos, 27 indigenas mortos (dados ofciais) e mais de 180 desaparecidos (curiosamente indios). motivo pelo qual ontem (11 de junho) todo o peru decretou uma greve generalizada em nome da paz e em apoio a selva. Todas as cidades apoiaram massivamente "el gran paro" civil .Achei lindo, me emociona. mas nem tudo foi tao pacifico.

Em Puno, nas margens do lago titicaca, onde estavamos, aconteceram muitas manifestacoes (o bicho pegou). Nós nao vimos nada porque estavamos nas ilhas de Uros y Taquille. Mas ao regressar o clima de tensao era grande. Manifestantes fecharam as estradas, e foram tirados pelo choque (tudo em nome da "paz turistica"!!!!). Onibus foram cancelados (inclusive o nosso) e somente uma empresa saia ontem de Puno. nossa agencia nos colocou em outro onibus. motivo da maior aventura. Havia uma possibildade de saqueio nos onibus, pelo menos as senhoras atras da gente repetiam isso com bastante medo. Havia fogo no meio da estrada, pedras no chao (mas pedras bem grandes, dignas das montanhas rochosas daqui) e estilhacos de vidro, sinais de luta. Passamos pòr um momento tenso no onibus na hora de cruzar a parte interrompida por fogo da estrada (feito em comboio o que nos atrasou um tempo). eu consegui com o restinho de bateria fazer um registro em video, imagens do fogo pela fresta da janela e as conversas das senhoras mais assustadas, colocarei depois no youtube.

Eu estou pinto no lixo. me informando e manifestando como cabe agora. Sigo com alergia de gringos inconsequentes, rolos compressores de cultura alheia, devoradores de souvenirs. Ontem (juro) quase bati em um, sorte que nao sou homem nem entendo ingles hehehhehe. A Lica me segura, hehehhe, fiquem tranquilos.

Nao nos metemos em confusao. estamos supèr amparadas. nao perdemos nenhum onibus (em nazca chegou perto hehehhee mas rolou um golaco aos 45 do segundo tempo). Na verdade, as mais hippies da familia estao se descobrindo duas bonitas peruas hahahaha vide a vista do nosso quarto em Puno (coisas que só o Miguel faz pra vc!!!! - nota: Miguel é o organizador da nossa viagem, e um gatinho!). Estamos bem, e a um passo de macho piccho. Dia 13 (amanha) é possivel que seja o grande dia.

Envio este email porque agora eu nao quero mais entrar na internet. ja sinto falta e saudade do peru, e estou mais certa que nunca que 2010 é peru, antropologia em Lima ou Arequipa. Este povo, esta terra, tem muito a me ensinar!!!!

Dia 15 sairemos as 9h de cusco com chegada as 22h em buenos aires. Ou seja, a partir do dia 16 todos podem me encontrar no numero (005411) 1553452262. Estaremos até o final da viagem no mesmo hostel, ou seja, sem motivos de preocupacoes. É estranho pensar que tudo que vivi nao somam mais de 9 dias..... louco.....

Fiquem tranquilos, nao vou me meter (mais) nas manifestacoes. Nem tirar fotos (minha reflex quebrou) politicas. ja fiz minha parte, em Puno havia panos (todos os tipos de panos, casacos, qualquer um que pudesse escrever em cima, esticados pela rua - eu tirei foto) pelo chao onde as pessoas podiam deixar mensagens, eu escrevi uma linda, dizendo assim "La politica hace un pueblo y solo el pueblo que puede hacer politica. Avante Perú" Me arrepia inteira lembrar da cena. é lindo.

Enfim meus queridos, agora nos resta cusco e seus encantos. Nossa dupla dinamica aqui vai super bem, nao poderia imaginar nada melhor. Fiquem tranquilos todos. Volto a me comunicar em solo porteño!!!! e assim que der enviarei fotos e videos. Quem quiser mais informacoes do que rola no peru será um prazer informar.

Um monte de beijocas
Anne
anne_conceicao@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário